Ações - Guia do Iniciante

Já se imaginou sócio(a) de empresas como Petrobras ou da Companhia Vale do Rio Doce? E que tal deixar a direção de “suas empresas” na mão de executivos experientes, ficar apenas monitorando sua operação e crescimento e — o que é melhor — receber sua parcela de lucro dessas companhias periodicamente?

Pois saiba que ao comprar ações destas empresas, você vira acionista, ou seja, sócio, dessas empresas. E o que foi descrito acima é exatamente o que acontece: você, como sócio, recebe periodicamente proventos destas empresas, que são o resultado do seu crescimento e lucro.

Ações são um mecanismo poderoso de aumento de riqueza e financiamento de empresas. Com a popularização e a criação de facilidades de acesso às bolsas de valores, cada vez mais e mais pessoas têm optado alocar uma parcela de seu investimento em ações.

É bom lembrar, no entanto, que investir em ações — tal como ter seu próprio negócio — possui seus riscos. Todo investimento possui um risco que, via de regra, é inversamente proporcional aos ganhos potenciais.

Em outras palavras, em alguns investimentos aceita-se risco menor com menos ganhos. Mais ganhos podem ser conseguidos em outros tipos de investimento, mas neste caso certamente seus riscos serão maiores.

O mesmo vale para ações, que são considerados investimento de risco pois há a possibilidade real de perda do patrimônio investido. Afinal, como sócio, você perde seu capital em caso de fechamento da “sua” empresa.

O outro lado da moeda é que o investimento em ações, se feito de maneira consciente e estudada, é uma excelente alternativa de acumulação de riqueza.

Muitas pessoas iniciam no mercado de ações sem saber muito bem com o que estão lidando. Muito buscam o “lucro fácil”, outros até agem como se a Bolsa fosse um grande cassino!

Neste Guia de Aprendizado no Mundo Trade, explicaremos o que são ações e como você pode utilizar este fantástico instrumento para diversificar sua carteira de investimento e, assim, ganhar mais com esta fabulosa alternativa de investimento.

Boa leitura e... bons investimentos!

Curta AGORA nossa página