Como alugar suas ações

O primeiro passo é consultar sua corretora de ações. É preciso primeiramente verificar se há taxas para disponibilizar suas ações para aluguel. Dependendo dos custos envolvidos, e do tamanho de sua carteira, a operação pode não ser vantajosa.

Feito isso, você deve decidir:

  • Qual a taxa percentual vai cobrar pelo aluguel
  • O prazo do contrato (em geral 30 dias)
  • Se o contrato poderá ser interrompido pelo tomador a qualquer momento, ou não

De posse de sua decisão, basta comunicar à sua corretora que eles vão proceder em disponibilizar suas ações nos sistemas de aluguel da bolsa.

Note que você vai, na verdade, apenas colocar suas ações à disposição para aluguel nos sistemas na bolsa. Isso não significa que elas vão ser alugadas e que você já obterá remuneração de imediato! Da mesma forma que você, outros investidores também põe suas ações para alugar, e em geral os tomadores escolhem os contratos de aluguel com menor taxa e possibilidade de encerramento antecipado do aluguel, portanto você deve consultar a corretora ou os boletins da bolsa para saber a taxa de aluguel média das suas ações e definir uma taxa competitiva, do contrário suas ações poderão não ser escolhidas pelos tomadores.

Por último, para deixar de alugar suas ações basta comunicar à sua corretora a decisão. Esta deverá proceder em retirar suas ações do sistema de aluguel da bolsa. Obviamente, as ações não devem estar alugadas no momento, do contrário você terá que aguardar o término do contrato vigente.

Curta AGORA nossa página