O Mercado de Opções em Bolsa de Valores

Os exemplos de Opções de Compra e Opções de Venda servem perfeitamente para ilustrar como funcionam as opções no mercado opções em bolsas de valores. A principais diferença entre os contratos de opção dos exemplos e o mercado de opções em bolsa são as seguintes:

  • Em bolsa, o contrato de opção é pré-definido e padronizado. Isso significa que tanto o preço-alvo quando a data de vencimento são fixos e não-negociáveis.
  • As opções são títulos escriturais negociados em bolsas por investidores que não se encontram fisicamente, ou seja, não sabem (nem precisam saber) quem é a contraparte. Devido aos parâmetros de negociação de opções serem padronizadas, compradores e vendedores sabem exatamente o que estão comprando e vendendo, respectivamente.
  • Por serem negociadas livremente, o prêmio (preço) da opção varia por diversos fatores, entre eles a demanda, preço da ação relacionada, prazo de vencimento etc.

No Brasil, para padronizar as negociações do mercado de opções, a CBLC determina uma lista de opções autorizadas para negociação. Estas opções são as únicas que estão disponíveis para negociação e elas definem o ativo (ação) associado e preço-alvo. Além disso, as opções expiram na terceira segunda-feira de cada mês, dependendo do código da série (veja O Código Bovespa para obter mais detalhes).

Curta AGORA nossa página