Lançamento de Opções

Se você possui ações de uma companhia e existem opções autorizadas para negociação desta ação, então você pode oferecer opções de compra ou venda dessas ações. Isso é feito através do processo de lançamento de opções, que nada mais é do que colocar à venda as opções de compra ou venda no mercado, lastreadas nas ações que você possui.

Isso responde uma das principais dúvidas de iniciantes no mercado de opções: de onde vêm as opções de ações?

Por exemplo, se você possui 100 ações da companhia Xyz S.A., você pode fazer o lançamento opções com a venda de 100 opções de compra desta ação.

O valor apurado nesta venda entra em sua conta na corretora imediatamente, e pode ser utilizado sem restrição. Porém, as 100 ações que você possui serão bloqueadas para negociação pela sua corretora. Afinal elas são a garantia de que você poderá honrar o compromisso de entregar ações associadas às opções vendidas, caso elas sejam exercidas.

Lembrando que, se até o vencimento (ou no vencimento, no caso de opções européias), o comprador decidir exercer o direito adquirido com as opções, então você terá que entregar suas ações pelo preço-alvo da opção que você vendeu.

Na verdade, teoricamente você não precisa possuir as ações em carteira para fazer o lançamento de opções. Como opções tratam-se de contratos que só serão exercidos em uma data futura (se forem), você pode fazer o lançamento opções lastreado em direitos ou o compromisso de aquisição das ações no futuro.

Isso nos leva aos três principais tipos de lançamento de opções que podem ser feitos: o lançamento coberto por ações, por opções, ou o lançamento de opções descoberto.

Curta AGORA nossa página