Como as Ações Chegam aos Mercados de Ações

Negociar ações em um mercado não é tão simples como entrar no salão de negociação da Bovespa e dizer que você possui X ações de uma empresa de capital fechado para vender.

Para uma empresa de capital fechado ter suas ações negociadas em bolsa, ela deve atender a algumas exigências e seguir uma série de passos determinado pela autoridade reguladora.

Todo o processo é chamado de abertura de capital e o início de negociação das ações da empresa na bolsa é chamada de IPO (do inglês, Initial Public Offering).

Um lançamento de novas ações na bolsa, ou IPO, pode ser primária ou secundária. Ofertas primárias são aquelas em que a empresa oferece ao mercado ações que estão em tesouraria e de sua propriedade. Neste caso, o dinheiro levantado na IPO é revertido integralmente para a empresa.

Ofertas secundárias, por outro lado, contém ações de posse de sócios da companhia. Os valores levantados em ofertas secundárias vão direto para o bolso do(s) sócio(s) vendedores.

Em geral, o mercado valoriza mais as ofertas primárias, pois o dinheiro levantado vai empresa, que pode usá-lo para investir em seu crescimento. Porém, uma vez no mercado, não há qualquer diferença entre as ações lançadas em ofertas primárias ou secundárias.

Tela de Home-brokerUma vez listadas na bolsa de valores, as ações podem ser negociadas livremente. Investidores fazem a negociação através de corretoras de valores, enviando ordens de compra e venda das ações de seu interesse.

Este envio de ordens de compra e venda, por sua vez, pode ser feito de várias formas junto às corretoras de valores. Até pouco tempo atrás, os clientes da corretora enviavam ordens através de comunicação escrita, faxes, telefonemas etc., que eram encaminhadas diretamente à mesa de operações da corretora, na bolsa de valores.

Hoje em dia, com a popularização da Internet, praticamente todas as corretoras nacionais disponibilizam para seus clientes o home-broker, que nada mais é do que o acesso a um sistema integrado com a bolsa, que permite ao próprio investidor enviar diretamente ordens de compra e venda de ações.

Curta AGORA nossa página