Aluguel de ações — vantagens e desvantagens

Como toda operação de investimento, alugar ações têm vantagens e desvantagens.

Quais as vantagens de alugar ações?

A única vantagem é obter uma renda extra com as ações que você comprou. Apesar de ser uma operação de baixo retorno, suas ações de longo prazo vão ficar paradas em sua corretora por um longo período, certo? Então, por que não obter um retorno a partir delas?

E quais as desvantagens do aluguel de ações?

Quando você aluga uma casa, legalmente ainda detém a propriedade da casa, mas não a posse.

Isso significa, por exemplo, que você não pode entrar na casa do inquilino sem autorização dele, mesmo que o imóvel ainda seja seu. Mais importante, você não pode vender a casa, já que há um contrato obrigando você junto ao inquilino para aluguel do imóvel.

O mesmo ocorre com o aluguel de ações. Enquanto as mesmas estão alugadas, você não pode usufruir delas. Tampouco vendê-las. Isso significa que se as ações da empresa se desvalorizarem e você decidir vendê-las, mas elas estiverem alugadas, você nada poderá fazer. Qualquer transação com as ações alugadas só poderão ocorrer quando as mesmas forem devolvidas, e esta é a principal desvantagem do aluguel de ações.

Como ficam os dividendos sobre ações alugadas?

Caso você possua ações de uma empresa, e ela pague dividendos enquanto suas ações estão alugadas, não se preocupe. Os dividendos deverão ser repassados automaticamente para você pelo tomador do aluguel das sua ações.

Curta AGORA nossa página